Em Agosto de 2006 o Museu Municipal inaugurou a exposição Forcados Amadores de Coruche. Esta é uma incursão ao mundo dos forcados, aqui especificamente os de Coruche. É também uma exposição que comemora os 35 anos de existência do grupo.
Ficamos a saber que os moços de forcados surgem no reinado de D. Miguel, constituindo-se como a casa da guarda. Os oito elementos que a constituíam são os que, a partir da proibição dos touros de morte, ainda no século X l X , fazem a pega. Aprendemos e apreendemos o historial do grupo de Coruche, pormenores sobre a farda e acerca das diferentes formas de pegar um touro. Podemos ler tudo isto nos textos que acompanham a exposição e ver as fotografias e objectos que ilustram as palavras. E é por isso que, depois da exposição, é feito o convite para o colóquio UM OLHAR SOBRE OS FORCADOS .
No dia 24 de Março começamos por assistir a um treino dos Forcados Amadores de Coruche ( ás 14h00 em local a anunciar ). Depois, no auditório do Museu Municipal, haverá espaço para conversas sobre forcados. Dionísio Simão Mendes ( Presidente da Câmara Municipal de Coruche ) e Amorim Ribeiro Lopes ( Cabo dos Forcados Amadores de Coruche ) convidam o crítico tauromáquico Sr. Domingos da Costa Xavier, a aficionada Maria José Garcia e o presidente da Associação Nacional de Forcados, Sr. José Fernando Potier, a falarem sobre o tema. O convite estende-se a todos aqueles que queiram assistir, a partir das 17h00. Será também apresentado o DVD- Grupo de Forcados Amadores de Coruche - que inclui um documentário ( já apresentado em festivais internacionais ), bem como uma visita virtual à exposição.
Fonte: Museu Municipal de Coruche
Sem comentários:
Enviar um comentário