segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aldeia da Ponte (Variedades Taurinas)

No dia 19 de Julho fomos até à pacata Aldeia da Ponte, onde a afícion pelas corridas de touros à portuguesa é bastante forte, para participarmos numa "novilhada" que se revelou bastante séria para o que se esperava. O cartel era composto pelos cavaleiros praticantes Nelson Lavajo e Gonçalo Fernandes e pelas cavaleiras amadoras Sofia Almeida e Verónica Cabaço, contando ainda com o novilheiro Tiago dos Santos. Os novilhos vinham da ganadaria Santos Silva do sr. Izidro Ricardo.
Contando com uma tarde suave, o nosso cabo Amorim entendeu não se fardar e fazer sair a cabo, o cabo dos juvenis, Pedro Galamba. A rapaziada compareceu em força e estava tudo animado e com ganas para se estrear com a jaqueta do grupo de coruche! Mas nada do que se espereva aconteceu..

O primeiro "novilho", saiu bem apresentado mas muito parado a não transmitir muito ao cavaleiro e foi escolhido para o ir pegar, para dar o exemplo o cabo dos juvenis Pedro Galamba. O touro não tinha muita cara e saía com pata para o forcado com uma reunião alta. O Galamba só conseguiu pegar à terceira tentativa, não estando mal em frente do oponente mas faltou-lhe decisão no momento de se agarrar cá atrás e na viagem.

O segundo "novilho", mais pequeno mas com muita pata, revelou-se uma surpresa para a pega. Foi escolhido o José Miguel Sousa, para a sua estreia! O Zé não teve muita sorte na sua primeira pega, o touro saia de largo e com pata e com um momento de reunião duro, agarrava no forcado e disparava sendo díficil o grupo ajudar com coesão. Mas não desistiu e mesmo com um golpe na cabeça e muito sangue à mistura mostrou vontade e concretizou uma dura pega à quarta tentativa.

O terceiro, um "novilho" bem apresentado e com mais cara que os outros anteriores não colaborou muito com a jovem Sofia Almeida, estando ainda fresco. Foi escalado o Luís Carlos Gonçalves, que ao ver o touro arrancar-se sempre solto para ele não lhe dando hipótese de pensar calmamente, não consentiu nem mandou nas 3 primeiras tentativas tendo o touro proporcionado reuniões difíceis com um piton no peito do forcado. Consumou à quinta tentativa a sesgo com o grupo a cair algumas vezes com o forcado na cara, fruto do touro, que mesmo agarrado tentava tirar a cara para baixo.

Para terminar a nossa actuação nesta tarde, saiu outro "novilho", este cabano e bastante emurrilado, que desde logo mostrou dotes de manso e de mau tipo, não se deixando lidar minimamente pela amadora Verónica Cabaço. E assim, vendo a situação complicada, o forcado Alberto Simões num acto de grande coragem ofereceu-se para ir ao touro, que em duas tentativas não teve hipótese de lá ficar saindo gravemente lesionado num joelho. Uma baixa, e esperemos que volte depressa que faz imensa falta!! Para a dobra, mandou-se sair os cabrestos e saltou para a praça a dupla de cernelheiros Rui Carlota e Ricardo Dias que realizaram 4 entradas no touro não dando este qualquer hipótese acabando por lesionar o Carlota no tornozelo (outra baixa para o grupo). Substituí-o o Nuno Oliveira (Piu) que também não conseguiu concretizar a pega de recurso, pois já se encontrava bastante desgastado. Por fim já a agir mais com o coração do que com a cabeça, tentou-se a pega à meia volta com o cara Miguel Raposo que foi desfeiteado e saiu também lesionado no joelho, e por fim o enorme Jorge Salvador (Balatcham) que com grande coragem e valentia se perfilou e se agarrou para pegarmos o touro.

Foi uma novilhada bastante dura, pois ninguém se encontrava mentalizado para tal e se calhar as coisas foram levadas de ânimo leve. Mas todos os forcados nunca viraram a cara à situação e mostraram ganas de estar por cima dos "novilhos" que também não facilitaram minimamente a tarde!!!
No final, jantamos no restaurante "O Pelicano" e agradeço desde já ao Prof. José Peseiro que ofereceu o jantar!

Um Abraço, E o Grupo de Coruche é o Maior!!

Sem comentários: