terça-feira, 26 de maio de 2009

Feira d'Alcochete, do Cavalo, do Forcado e do Fado


A nossa Caseta

Cortesias


No passado sábado, estivemos presentes em Alcochete na primeira feira em homenagem ao cavalo, ao fado e ao forcado. Para além de termos a caseta do nosso grupo no recinto da feira, fomos ainda participar na demonstração da arte do forcado. Esta demonstração consistia em realizar quatro sortes distintas, pega à sorte de gaiola, casa da guarda, pega de caras e no final um concuso de cernelhas. Mas o nosso grupo decidiu também fazer a sorte de cadeira!
O nosso cabo confiou à rapaziada mais nova dos juvenis a honra do nosso grupo, e não deixaram os créditos por mãos alheias. Para a sorte de gaiola, e sabendo o Amorim que nos tinha calhado à sorte uma bela "tia", foi chamado o Luís Carlos Gonçalves (CúBola) que cumpriu bem a sua tarefa aguentando bem a vaca e sendo bem ajudado pelo Paulinho (Piu jr.) nas primeiras ( A meu ver a melhor e mais correcta sorte de gaiola desta tarde).
Depois seguiu-se a casa da guarda. A rapaziada, com apenas um treino desta sorte, esteve muito bem merecendo as palmas do público e dos outros grupos presentes! Para terminar as nossas pegas e com a vontade e entrega que têm mostrado desde o princípio dos treinos, foram chamados o João "Brutos" Peseiro e o Bernardo Teles ( Sardas), para a pega de caras e pega de cadeira, respectivamente. O primeiro nao aguentou o suficiente na primeira tentativa saíndo cá atrás da cara da rez. A pega poderia ter sido dada como concretizada mas com a dignidade que gostamos de manter ao de cima repetimos a pega e ai o Peseiro já esteve melhor e deu-se então feita esta sorte.
Na pega de cadeira, o Sardas adiantou-se de mãos nas duas primeiras tentativas e não conseguiu fechar em condições, mas, com raça e muito querer agarrou-se á terceira tentativa. Mereceu as palmas de toda a praça que reconheceu a raça de um míudo de 15 anos frente do seu oponente.
Para finalizar a nossa prestação nesta tarde, estiveram os primos Zé Tomas (Faísca) e Tó Macedo ( Intitulados naquela tarde de primos Macedo, Tó Zé) que com raça e a entrarem bem no jogo de gado manso como já tinham mostrado em Évora, realizaram então a pega de cernelha!
À noite e para festejar esta bela tarde e também a grande conquista do torneio de cernelhas de Alenquer, fomos jantar ao restaurante Arena dos Petiscos, onde recebemos com muito orgulho o Sr. João Patinhas, o seu filho e cabo do grupo de Évora, Bernardo Patinhas, e alguns elementos do grupo de Évora que entraram muito bem na nossa festa e muitos até experimentaram o tão famoso penálti de sapato do Rui "Peitaças"!! No fim, fomos então para a feira terminar a noite a beber mais uns copos e dar um pézinho de dança! Foi um dia muito bem passado, dentro um ambiente fantástico, só para aficionados! Mais iniciativas destas nunca deixarão acabar a festa dos toiros!
PELO GRUPO DE CORUCHE VENHA VINHO! VENHA!!

Um Abraço, Pedro Galamba


João Peseiro na pega de Caras


Sardas na pega de Cadeira

Sem comentários: